Friday, August 2, 2013

Inspiração x Realidade


Se você lê este blog (e com certeza mais outros blogs relacionados com arquitetura e decoração) é bem provável que algum dia você já tenha comparado a sua casa às fotos que aparecem na internet ou em revistas. E também é provável que tenha ficado frustrado com o que tem, desejando que os seus ambientes fossem tão perfeitos quanto o que elas mostram.


Posso dar um conselho?

Não fique.


Em primeiro lugar, as casas das revistas, na vida real, também não são iguais ao que foi fotografado. Em todos os casos existe algum nível de preparo, de encenação. Já li sobre uma casa que seria fotografada por uma grande revista internacional e que, dias antes da sessão de fotos, chegaram caixas e mais caixas de decorações, tapetes e outros acessórios. Na manhã do "grande dia", uma quantidade imensa de flores frescas foram entregues para que cada cômodo tivesse buquês extravagantes estrategicamente posicionados.

A casa aparentemente não era tão perfeita para os padrões da revista e foi em grande parte redecorada para a matéria. Se eu fosse a proprietária, provavelmente ficaria ofendida.



Muitas peças foram adicionadas e outras, subtraídas. Os fotógrafos até abriram as janelas e fotografaram os ambientes do lado de fora, para que eles parecessem maiores.

Some-se a isso o tempo gasto na edição das fotos e pronto: você tem uma casa linda na publicação, mesmo que ela não seja assim na vida real (e certamente inacessível para a maioria das pessoas).



Então, da próxima vez em que você estiver admirando uma revista não se martirize pensando no motivo pelo qual a sua casa não se parece nada com as que estão lá. Use como inspiração à vontade, mas tenha em mente que qualquer comparação chega a ser injusta.
 
A pergunta que fica é: você se importa que as revistas façam isso? Ou prefere ver um ambiente perfeito, custe o que custar?

Tenham um excelente final de semana!

8 comments:

  1. eu sempre reparei nisso e pensava: ninguém tem uma casa tão perfeita assim, a não ser que tenha uma empregada 24 hs colocando tudo em seu lugar!... além de tudo, a iluminação que eles usam nas fotografias faz toda diferença!... eu não me importo em ver essas fotos lindas, pois acho que elas nos inspiram a querer ter um ambiente bonito!... a nossa casa nunca vai ficar idêntica, apenas usamos algumas inspirações!

    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ReplyDelete
  2. Li no blog de uma jornalista norte americana que ao fotografarem a casa dela até mesmo o espelho foi mudado de lugar (por ela mesma, que é adepta do DIY) por pedido da fotografa da revista. Eu, 2 adolescentes, 2 cães e 1 gato não deixamos nossa casa arrumada por muitas horas (risos e dramas)! Parabéns pelas postagens.

    ReplyDelete
  3. Pesquisava sobre galinheiros e o google me direcionou pro seu blog por causa da postagem retiro-no-campo, onde aparece a frase"Algumas portas dos armários possuem tela de galinheiro" Amei o que vi e passei a madrugada de insonia (e encantamento) lendo vários artigos seus e os seus indicados. Vi tanta coisa linda! Ah. o galinheiro vou pesquisar outra hora, of corse! Gosto muito dos temas de decoração, mas suas descrições sobre as casas, os cafés, as histórias das cidades e de objetos transformam qualquer leitura em algo leve e gostoso. Cada postagem terminada vazia surgir em mim mais e mais curiosidade em ler a próxima. Parabéns e sucessos.

    ReplyDelete
  4. Que legal este post!
    Sabe Débora quando olho estes ambientes perfeitos, fico observando e tirando uma idéia ali e outra aqui, e se der coloco na minha casinha, é o que a minha realidade permite. Acredito que é para termos inspiração e ver o que combina com a nossa personalidade!
    Bjo!

    ReplyDelete
  5. Eu sempre penso que nas casas que aparecem em revistas não mora ninguém. É tudo arrumado demais, perfeito demais. Claro, bate uma frustração, mas eu prefiro uma casa bagunçadinha e bem habitada :)
    Bjs.

    ReplyDelete
  6. Obrigada pelas dicas.Este Pinterest é mesmo o máximo, tenho vários trabalhos meus editados nele. Recebo e_mails de vários países pedindo moldes das minhas bonequinhas e fui convidada pra ir ensinar na África, talvez um dia eu vá. Tchau por hoje.

    ReplyDelete
  7. Vontade de criar galinhas eu já tinha, você não quer a PEQUEEEEEEENA listas das minhas mais novas vontades após conhecer essa moça, a Heather, quer? Obrigada!

    ReplyDelete
  8. Concordo plenamente! Ou bem que se quer fotografar a casa com a vida que ela tem ou nao se quer....isso é fantasiar uma vida que nao habita naquele lar.

    ReplyDelete

Related Posts with Thumbnails